quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia Internacional do Voluntariado - 5 de Dezembro



A ONU (Organização das Nações Unidas) fixou o dia 5 de Dezembro como o «Dia Mundial do Voluntariado», considerando que o serviço voluntário está a prestar uma importante contribuição para as actividades socioeconómicas em todas as partes do Mundo.
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) refere ainda:


Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.






A Experiência do Voluntariado
no Núcleo de Santa Maria da Feira - APR



Para saber mais sobre os nossos projetos clique aqui, e para conhecer as nossas atividades, siga este link






Voluntariado no Núcleo de Santa Maria da Feira - Dedicação e Amor


O voluntariado no Núcleo de Santa Maria da Feira tem sido feito com dedicação e amor. É preciso amar o que fazemos e respeitar os seres com quem trabalhamos para criarmos boas condições de voluntariado. Isso nem sempre é fácil, apesar do que possa parecer. Cada experiencia é diferente, cada grupo que recebe reiki de nós também e aprendemos muito com isso.

Fazemos voluntariado em reiki com seniores, com crianças e com animais, além de ações abertas ao público e ações de solidariedade social. Temos tido resultados muito positivos, nos vários projetos. Procuro ter sempre presente que tudo deve ser feito com pés e cabeça, porque não se deve forçar o crescimento de uma árvore. Já podíamos estar a fazer muito mais voluntariado, mas prefiro apostar na qualidade do que na quantidade.
Porque fazer voluntariado é apostar na qualidade do mesmo, na durabilidade e frequência do mesmo, na entrega e na dedicação, não no número final de projetos, isso é ego, não coração.

Acima de tudo, sinto que fazemos parte de um mundo em que é preciso apostar, valorizar quem temos e o que podemos fazer para ajudar o outro. Para mim, fazer voluntariado em reiki é uma dádiva do Universo, porque me coloca ao serviço do mesmo, onde tenho a consciência de ter o coração preenchido com amor.

Crescemos juntos, terapeutas e utentes, construímos algo juntos, rimos, abraçamo-nos e preocupamo-nos com o bem-estar uns dos outros. Ser voluntário é saber amar o próximo como a si mesmo, e eu aprendo essa lição de vida todos os dias. Sou muito grata por isso.

Cátia Duque (Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira – APR e Formadora de Voluntariado em Reiki no Núcleo)



Ser Voluntário é Algo do Coração

Olá, o meu nome é Fernanda Mendes e vou falar um pouquinho da minha experiência como voluntária. Fui convidada pela minha amiga Cátia Duque, coordenadora do Núcleo, para fazer parte do voluntariado num lar de idosos. E é com muito carinho e com muita alegria que o faço. Quando entro no lar e vejo os olhinhos dos meus queridos velhinhos a brilhar, fico tão feliz que não tenho palavras para dizer o que sinto. É muito bom poder fazer alguém feliz!
 Ser voluntário é fazer algo do coração, sem pensar em receber nada em troca, mas também se aprende muito com eles. O carinho e o respeito com que nos tratam preenche-nos o coração.
 Alguns até já cantaram para nós! Aconselho sempre a quem tiver um tempinho livre que faça pelos outros algo, com muito amor, e verão que não se arrependem.

Fernanda Mendes (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Santa Casa da Misericordia de Santa Maria da Feira, no Lar de S. Nicolau)




Voluntariado, uma Participação Ativa

Há já algum tempo que procurava fazer voluntariado na área do Reiki e eis que encontrei o núcleo de Santa Maria da Feira e consegui concretizar o meu desejo. Estava disposta a começar e surgiu a população mais idosa. Quando chegámos pela primeira vez ao centro de dia, impressionou-me os semblantes carregados de alguns utentes, como se a vida não tivesse mais nada para lhes dar. Foi interessante e de certa forma motivador, ver os seus rostos mudarem, e depois da nossa abordagem alterarem por completo as posturas e predisporem-se a experimentar a terapia.
Também participo no voluntariado com Reiki aos alunos da escola, onde sou professora. Sinto-me privilegiada por poder participar nestes projetos e por isso estou muito grata.

Ana Ramalho (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Associação de Apoio Social de Sanfins e no Projeto Reiki na Escola, na Escola Básica Bento Carqueja, em Oliveira de Azemeis)




O Voluntariado é Gratificante

Eu gosto muito de fazer voluntariado com Reiki, para ajudar quem precisa. Já tive várias experiencias em voluntariado, mas esta é a primeira vez com o reiki, e tenho gostado muito. Com os nossos idosos, é gratificante ver aqueles sorrisos, em jeito de agradecimento. Tenho muito carinho pelos séniores e poder dar-lhes reiki é muito bom.
Natália Coelho (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Associação de Apoio Social de Sanfins)




Se quiser fazer parte do nosso Voluntariado em Reiki, contacte-nos através de reiki.em.movimento@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário