O Reiki e a APR

 
"O Reiki é a Arte secreta de convidar a Felicidade"
Mikao Usui

O Reiki é uma técnica japonesa de harmonização e equilíbrio pessoal que trabalha a Energia Vital. A Energia Vital é a força que gera a vida de todos os seres vivos no planeta. Esta Energia Vital (KI) é sustentada pela Inteligência Universal (REI) e é esta combinação maravilhosa que permite pôr em movimento a energia Reiki.


O Reiki é um método que permite canalizar e transmitir esta energia através das mãos, equilibrando e harmonizando o receptor a nível físico, mental, emocional e espiritual.


Assim, podemos aplicar Reiki em todos os seres vivos, quer para ajudar no processo de cura e harmonia de pessoas, animais e plantas, quer para melhorar o meio físico em que vivemos.
O Reiki funciona através do toque das mãos e o seu uso é tão natural e simples como o bater ritmado do coração e da respiração.
O Reiki é considerada uma filosofia de vida. Todos possuímos a capacidade de tratarmos a nós e aos outros. De acordo com a forma pela qual olhamos o Mundo, cada um de nós tem a sua própria experiência com o Reiki.



Mikao Usui (1865-1926), redescobriu a técnica do REIKI. 


A resposta à técnica veio após um retiro iniciado por Usui, durante vinte e um dias, no Monte Kurama, onde experimentou a sua iluminação espiritual (Satori), assim como adiquiriu o conhecimento sobre activar e transmitir a Energia Universal, pela imposição das mãos e através de símbolos.
Em 1922, fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade de Estudo do Método de Cura Usui Reiki), em funcionamento até hoje e abriu uma clínica em Tokio. Entre 1922 e 1926, Mikao Usui conseguiu o incrível feito de ensinar o Reiki a cerca de 2.000 alunos. Destes, cerca de 17 chegaram ao Shinpiden, o nível de mestrado, que habilita o praticante a também ensinar Reiki a novos alunos.
Entre os seus discípulos, destacaram-se Chujiro Hayashi, que aperfeiçoou a técnica do Reiki e desenvolveu o sistema de níveis para as iniciações e respectivos símbolos. Hawayo Takata tornou-se Mestra desta técnica, transmitindo-a e divulgando-a no Ocidente. Fundou também a Associação Internacional de Reiki.




Usui acreditava que uma atitude mental positiva era um factor crucial na auto-cura e que a capacidade da pessoa se libertar a si mesma de preocupações, era o primeiro passo para se limpar a mente. Para isso, ensinou os Cinco Princípios (Gokkai), conselhos que, sendo seguidos e praticados diligentemente, curam a mente das fontes de preocupações e levam a uma vida mais realizada e feliz.




A Missão da A.P.R.

A Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama , foi idealizada a 22 de Maio de 2008 e constituida a 2 de Outubro de 2008.
Os seus objectivos estatutários são:
  •  Unificar as várias escolas, mestres e terapeutas de Reiki de Portugal, com o intuito de criar um código de ética para a auto-regulamentação;
  •  Divulgar a terapêutica e filosofia Reiki;
  •  Esclarecer dúvidas e partilhar o conhecimento deste Bem Supremo;
  •  Avançar com propostas para o reconhecimento do Reiki como uma terapêutica não convencional; 
  • Divulgar a necessidade dos cuidados paliativos e prestar os mesmos com entidades que reconheçam o Reiki como terapêutica.



Sem comentários:

Enviar um comentário