terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Reiki e o valor da Gratidão






A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não nos lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora em que acordamos até à hora de dormir.
Quando fazemos isso, abrimos o nosso coração e a nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias.
Deste modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.


O sentimento de gratidão liberta-nos da preocupação. Ao agradecer, o nosso coração descansa, a nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna.
A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Numa série de estudos experimentais, Emmons e McCullough - pesquisadores americanos sobre o comportamento humano - concluíram que os sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade da vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, como animação, determinação e atenção.
Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.


Ao desenvolver o hábito de agradecer, acionamos a energia curativa do universo e modificamos as circunstâncias e o ambiente ao redor.
Em muitos momentos da nossa vida, passamos por problemas e situações difíceis de serem resolvidas e, às vezes, é um desafio sentir gratidão por acontecimentos negativos. Mas as dificuldades e as perdas nos ensinam muito e nos fazem amadurecer, nos fortalecendo emocionalmente.
Possuir clareza sobre essa questão auxilia-nos a desenvolver o sentimento de gratidão pela nossa vida, em todos os aspectos, trazendo-nos equilíbrio, compreensão e amor por tudo e por todos.





Gratidão é um dos princípios do Reiki

O Reiki oferece muitas ferramentas que podem nos ajudar a ter mais concentração nas bênçãos que recebemos a cada dia. Ler e praticar os cinco principios do Reiki, com dedicação, auxilia-nos muito a desenvolver o hábito de sermos gratos por tudo na nossa vida. O terapeuta de Reiki, através da sua prática, vai desenvolvendo um estado interno desprovido e desapegado de expectativas e julgamentos.
Trata-se de um estado psíquico de gratidão, pois o Reiki é uma dádiva resgatada de práticas milenares, que hoje podemos utilizar para curar todos os seres de forma simples, verdadeira e amorosa.




Só por hoje, seja grato

"Só por hoje seja grato". Este é um dos cinco princípios do Reiki para a prática de cada dia. Deste modo, uma das funções da energia do Reiki está em expressar gratidão e trazer ao nosso planeta e aos seus habitantes essa energia que está intimamente ligada ao amor, por tudo e por todos.

Gratidão é prática diária. Sentimo-nos muito bem quando nos lembramos das nossas bênçãos. Os nossos corações e as nossas mentes tornam-se abertos, positivos, inspirados e receptivos. Deste modo, fica mais fácil ter uma mente criativa, o que propicia a energia necessária para que possamos manifestar os nossos objetivos e sonhos.





Quando pensamos em tudo o que não é bom nas nossas vidas, podemos trabalhar a gratidão por tudo e por todos, eliminando pensamentos negativos que circulam através da vibração da mente, como a negatividade, a culpa, e as críticas que nos roubam de uma vida plena e feliz.

As nossas mentes negativas podem afetar os nossos relacionamentos também. Se nos culpamos, nos criticamos ou julgamos, não estamos com o nosso coração aberto e podemos perder a oportunidade de amar outra pessoa da maneira mais completa possível. É importante focar apenas no que ama, no que diz respeito às pessoas com as quais se relaciona.

Normalmente, é uma questão de treinar as nossas mentes para pensar sobre as nossas dádivas. Gerir a nossa mente pode ser um trabalho que exige tempo e esforço.
Reiki e gratidão são ferramentas poderosas que podem instantaneamente mudar os nossos pensamentos no momento em que nos concentramos em todos os aspectos positivos que ocorreram na nossa vida. Um coração grato é uma das maneiras mais rápidas de curar o pensamento negativo e as percepções distorcidas.



Quando perceber o poder dos seus pensamentos e começar a monitorá-los, estará consciente de ter tomado, por si mesmo, o primeiro passo para criar uma mudança positiva. O verdadeiro segredo está em assumir a responsabilidade e desenvolver a capacidade de expressar gratidão em todos os aspectos da sua vida - até mesmo os indesejados, stressantes e dolorosos.

A aplicação de Reiki - assim como o receber - promove relaxamento e naturalmente torna o coração agradecido. A prática realizada por meio da imposição de mãos purifica os padrões mentais, limpa a mente das emoções e dos sentimentos negativos que impedem o indivíduo de sentir gratidão.

Através do contacto com esta energia, tornamo-nos sensíveis à natureza, despertando a nossa percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, das flores e das árvores. É maravilhoso ser uma pessoa cheia de gratidão!


Ser grato atrai a energia da abundância nas nossas vidas

Estarmos cheios de gratidão é fundamental para o que o monge budista japonês que redescobriu o Reiki, Mikao Usui, descreve nos principios do Reiki como o "remédio milagroso para todas as doenças". Viver num estado de gratidão transporta-nos para um círculo natural de abundância. Transforma reclamação em reconhecimento, ajudando-nos a focar no que temos, ao invés no que desejamos ter. O universo é abundante, basta olhar em volta e agradecer.





Como a escritora americana, Melody Beattie, sabiamente colocou: "A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição num banquete, uma casa num lar, um estranho num amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã".

Pode ser útil manter um diário de gratidão, ou escrever uma lista na qual  possa escrever as situações que trazem esse sentimento para a sua vida. Assim, quando damos graças pelas nossas muitas bênçãos, agradecemos por todos os sofrimentos, bem como os aspectos positivos da vida. Quando aprendemos com as dificuldades tornamo-nos mais pacientes, compassivos, amorosos e pacíficos. E o Reiki também nos ajuda a estarmos abertos para as lições da vida, que nos fortalecem como indivíduos.




A gratidão e a aceitação andam juntas, pois é necessário aceitar quem é primeiro. Você é o que tem que ser, está onde deve estar e tem o que tem que ter. Isso não está ligado ao conformismo e à falta de atitude, mas apenas simboliza a gratidão por saber que está tudo no seu devido lugar.


Ao invés de ficar paralisado numa pequena situação, como um carro que não funciona, um emprego em que não é reconhecido, um relacionamento que não é bom ou até mesmo uma doença, transforme-se!

O que acontece com você afeta a todos os seres. Por isso, vibre numa frequência mais alta, de amor incondicional, por tudo, por todos e seja grato. É isso o que o Reiki ensina: uma forma melhor de ver a vida e de tratar as pessoas com fé, gratidão e muito amor.

Adriana Feijó

Sem comentários:

Enviar um comentário