segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril





Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde.

A Organização  Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades"







O que faz pela sua Saúde?


Estamos a recolher vários testemunhos sobre os cuidados para ter uma boa Saúde. Participe, partilhando os seus cuidados para o nosso email: reiki.em.movimento@gmail.com
Depois partilharemos, com o devido anonimato (se desejar), o seu testemunho, nos nossos blog, site e facebook.



Lançamento do Projeto Cuidar de Quem Cuida - Castiis



 



No passado dia 3 de Abril, estivemos presentes no Lançamento do Projeto Cuidar de Quem Cuida 2014-2016, que decorreu no Auditório do Hospital de S.Sebastião, em Santa Maria da Feira.


Um projeto desafiante e voltado para o apoio aos cuidadores dos séniores com demência, ou com limitações causadas por acidente vascular cerebral (AVC), procura dar resposta não só aos 5 municípios de Entre Douro e Vouga, como também auxiliar as ONG's da Área Metropolitana do Porto.


O Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS) é a entidade promotora do projecto, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Associação Caso 50+. Este projeto enquadra-se no Programa Cidadania Ativa.




No programa de lançamento, contámos com a presença e participação do Presidente da Câmara, Dr. Emidio Sousa; do Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Sebastião, Dr. Fernando Silva; do Presidente da Direção do Castiis, Dr. Alberto Malta; assim como o Dr. Paulo Gouveia, do Programa Cidadania Ativa - EEA Grants, Fundação Calouste Gulbenkian. 

Ainda contámos com a presença da Drª Cátia Pires, representando a Equipa Técnica do Projeto e dando-nos a conhecer os seus objetivos, missão e estratégias; assim como da Professora Doutora Constança Paúl, do UNIFAI e Dr. Miguel Portela, diretor executivo do Aces EDV I - Feira/Arouca.



Este projeto, em especifico, pretende prestar, nos 5 municipios de Entre Douro e Vouga, acompanhamento psicológico individual e capacitar o Castiis com consultas e visitas de atenção ao domicilio, para os cuidadores informais.
Na àrea metropolitana do Porto, pretende identificar pelo menos 1 ONG em cada municipio, que queira participar, e darem formação à mesma para poderem também aplicar este projeto no seu municipio, sendo um dos objetivos poderem alargar este projeto.

Este projeto faz parte de um programa psico-educativo, onde é feito um estudo onde se questiona qual o impacto socio-economico na utilização dos serviços sociais e de saúde pelos cuidadores informais que participam neste programa.

Além disso, segundo a Professora Doutora Constança Paúl, procura sensibilizar para o real impacto da doença na família e na própria comunidade.




De salientar a mensagem do Presidente da Câmara, Dr. Emídio Sousa, confirmando o apoio constante da Câmara para com os seus colaboradores e explicando que a nossa comunidade, em geral, é pioneira e dinâmica nos seus projetos e ideais, parabenizando pelo crescimento deste projeto.



É um projeto muito importante, que estimula e convida a participação da comunidade e das várias ipss locais. Temos muito a aprender com esta iniciativa, que certamente dará muitos frutos e servirá de exemplo para outros municipios e organizações.