quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Balanço de 2012



No inicio de 2013, faz-se um balanço do que foi feito em 2012 no nosso Núcleo e partilho consigo esta experiência.

O Núcleo nasceu a 9 de Fevereiro de 2012, com o lema Reiki em Movimento, por ser esse o maior objetivo da criação do Núcleo de Santa Maria da Feira. Nasceu de um sonho, uma grande vontade de tornar o Reiki acessivel a todos e de ajudar a comunidade.




Começámos com a criação do Projeto Patinhas de Luz, em Março, onde damos reiki a animais, de forma voluntaria, na Clinivet, em Santa Maria da Feira.








Em seguida, iniciamos o  Projeto Reiki para Idosos, em Abril, na Santa Casa da Misericordia, em Santa Maria da Feira, no Lar de S. Nicolau, que se estendeu mais recentemente para a Associação de Apoio Social de Sanfins, com inicio do seu voluntariado em Novembro. Esta experiência tem sido muito gratificante e abençoada.

Grupo de Reiki do Lar de S. Nicolau

Reiki na AASS




Iniciámos um novo projeto, dentro do âmbito do Reiki para animais, mas dedicado aos cavalos, no Centro Hipico da Quinta, em Travanca. Este projeto tem sido muito interessante e cheio de surpresas. É com muito gosto que damos Reiki a cavalos, a aprendizagem tem sido muito grande. O Reiki Equestre tem ganho adesão a nivel nacional.



Realizámos ainda Partilhas Gratuitas de Reiki, em Santa Maria de Lamas, com a colaboração do Espaço Sattva, desde Maio. Estas partilhas apoiam a comunidade, num primeiro contacto com a terapia e ainda oferecemos conversa, chá, bolinhos e boa disposição.



Em Maio participamos no Evento Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo, evento que decorreu em todo o planeta, incluindo Santa Maria da Feira.



Em Outubro, oficializámos a criação do Projeto Reiki na Escola, um projeto, já trabalhado vários meses antes, que visa ajudar as crianças da Escola Básica Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis, em colaboração ainda com o Projeto PES, e com isto avaliar os efeitos do Reiki nos alunos.





Foram também criados outros protocolos com entidades locais, como o IFQP, por exemplo, no sentido de tornar o Reiki mais empenhado e direcionado para uma melhor terapia e formação de qualidade. Pretendemos reforçar a importância de uma formação capaz de preparar o terapeuta de forma mais profissional e correcta.

Criámos protocolo também com a Liga dos Amigos do Hospital de S. Sebastião, a qual temos uma boa ligação e nos ajuda a criar novas metas e apoios no cuidado ao doente.   

Criámos ainda várias Campanhas Solidárias, sendo o nosso lema "Só por hoje, Vamos ser Solidários!"

A Campanha de Verão foi uma campanha de angariação de roupas e outros materiais - ajudou instituições como a Castiis, o Centro Social e Paroquial de Argoncilhe e o Centro Social do Souto, conseguindo apoiar assim 5 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. Esta campanha foi nacional e houve apoio de vários pontos do país. Doámos ainda uma cadeira de rodas, para melhorar a qualidade de vida de um doente da região.

Também realizámos uma Campanha de Natal Solidário, com angariação de alimentos para familias carenciadas que contam com o Centro Social do Souto. A ideia desta campanha foi de darmos Reiki em troca de alimentos e ficámos muito satisfeitos com o resultado.






Realizamos cerca de 7 palestras, eentre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azemeis.

Acolhemos da APR os projetos Nas Asas do Reiki (pedidos de envio de Reiki à distância) e Ser e Viver: Reiki na Oncologia (apoio a doentes oncológicos).

Recebemos uma doação de uma Marquesa da Posturarte, que nos quis ajudar a tornar possivel as Partilhas de Reiki e a qual estamos muito gratos, porque foi mesmo graças a esta doação que podemos estar mais perto da comunidade e ajudar a divulgar o Reiki.

Ainda tivemos muito gosto em comemorar o Dia Internacional do Reiki (em familia, com uma celebração cheia de luz e união) e de participar no 3o Congresso Nacional, da APR.









A par de todo o trabalho de voluntariado e apoio social, também realizámos cursos de reiki (onde no artigo anterior destacamos a experiência em especial com as crianças), cursos de voluntariado e terapias de reiki particulares. 

E 2013 já nos leva para novos desafios e colaborações




Há muito a agradecer, começando pela Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama, que acreditou no nosso sonho e o tornou possivel, estando sempre presente e procurando inspirar-nos com novos desafios.  

Aos nossos colaboradores, que apoiam bastante, criando uma ligação de entreajuda e partilha de ideias e experiências. Não podemos deixar de referir a Vicio das Letras, uma livraria que se tornou a casa do Núcleo e que foi o ponto de partida para novas metas, projetos e concretizações. 

Agradeço aos voluntários, que, incansavelmente e com muito "amor à camisola", estão presentes e ajudam em várias àreas, sejam estes voluntários nos nossos projetos ou voluntários de outros pontos do país, mas presentes na mesma, apoiando de outras formas.



Não posso deixar de referir todas as outras pessoas que, mesmo ajudando de forma anónima, através de várias iniciativas, nos fazem crescer todos os dias, nos fazem mais próximos de quem precisa e nos fazem ter mais garra ainda para crescer.

O trabalho do Voluntariado e Apoio Social do Núcleo, que é o nosso bem mais precioso, cresceu graças às mais variadas mãos, visiveis e invisiveis, cheias de amor e luz, que intervêem, cuidam e apoiam todos os dias.
E por isso tudo sou grata!


(Cátia Duque - Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira - APR)

domingo, 20 de janeiro de 2013

Partilha de Janeiro e Palestra no Feira Estudo


A convite da Drª Cristina Farias, da Feira Estudo, realizamos, ontem, uma Palestra sobre Reiki, onde também tivemos a oportunidade de concretizar a nossa partilha mensal de Reiki.





Houve quem ainda não conhecesse o Reiki e experimentasse pela primeira vez a terapia; houve quem já o conhecesse, mas quisesse conhecer um pouco mais e quem fosse Reikiano e faz desta terapia e filosofia de vida a sua pratica diária. Várias pessoas, de vários pontos, encontraram-se nesta Palestra/Partilha de Reiki mostrando que o mundo é mesmo pequenino, quando se fala de Reiki e amor.





Gratos à Feira Estudo, pelo convite e por nos ter acolhido durante a tarde, para falarmos de Reiki. Para saber mais sobre o Feira Estudo, clique aqui

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Próximo Curso de Voluntariado - 18 de Janeiro




Iremos realizar um curso de voluntariado no dia 18 de Janeiro, para os reikianos que queiram iniciar voluntariado em Reiki.
Este curso é da Associação Portuguesa de Reiki e é de contribuição voluntária.
É as 20 horas, na Vicio das Letras - Livraria e Actividades Culturais, Lda., na Rua Dr. José Correia de Sá, nº59 - 4520-208 Santa Maria da Feira
Para se inscreverem, basta entrarem em contacto com o Núcleo através de reiki.em.movimento@gmail.com




Se for reikiano e quiser fazer voluntariado em Reiki no nosso Núcleo, fale connosco e informe-se sobre os nossos projetos de voluntariado. Temos sempre uma porta aberta para quem quiser ajudar.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Divulgação de Palestra de Reiki no FeiraEstudo



Esta Palestra terá ainda a nossa Partilha Mensal de Reiki. A Feira Estudo fica na Rua José Soares de Sá, 45A R/C Esq ( ao lado da EDP). 4520-236 Santa Maria da Feira

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os Poemas do Imperador Meiji - Parte 3


21 – O Dever
Ainda que vivas
Num mundo muito atarefado,
Não te esqueças de cuidar
sDos teus parentes



22 – A Relva


Apesar de a relva 
não parecer muito promissora,

poderás, se olhares bem,
nela encontrar ervas medicinais.


23 – Alunos Licenciados
Crianças licenciadas:
Podem pensar

Que finalmente conseguiram,
Mas não existe fim
Na aprendizagem











24 – Os Amores Perfeitos
Quando as semeei, pensei
Que as sementes eram todas iguais.
Mas (agora) elas florescem
Com uma variedade de flores.
Os Amores Perfeitos






25 – Cascata
Uma rocha obstruindo o rio
Aumenta o som da cascata
E tu não consegues ouvir
O som da água a correr
Ou qualquer outro som


26 – Água
A água é flexível o suficiente
Para caber em qualquer vaso,
Ainda assim tem o poder
De atravessar a rocha
.


27 – A Relva
A acanhada toupeira
Trabalhou no seu subterrâneo
E todas as raízes
Que tu plantaste
Morreram





28 – O Ancião
O ancião que veio cumprimentar-me,
aparado por seu neto.
Agora está apoiado em seus próprios pés

29 – Uma Árvore Enlameada
Quando vejo
As árvores cobertas de lama
Lembra-me que devem existir pessoas
Que vivem na obscuridade











30 – Um Visitante Na Neve
Ancião, vens me saudar
sem esperar que pare de nevar?
Por favor, aproxima-te mais d
o fogo









fonte: várias

Veja a parte 2 aqui

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Bom 2013!

O Núcleo de Santa Maria da Feira deseja a todos um Bom 2013, cheio de bons momentos e muita luz! 



 
 
Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar. (La Rochefoucald)
 
 
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)

 

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.  (Platão)
 
 
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. (Cora Coralina)
 

Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. (Albert Einstein)
 
 
Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço. (Luiz Gasparetto)
 
 
A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente. (Soren Kierkergaard)
 
 
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)