quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Balanço de 2012



No inicio de 2013, faz-se um balanço do que foi feito em 2012 no nosso Núcleo e partilho consigo esta experiência.

O Núcleo nasceu a 9 de Fevereiro de 2012, com o lema Reiki em Movimento, por ser esse o maior objetivo da criação do Núcleo de Santa Maria da Feira. Nasceu de um sonho, uma grande vontade de tornar o Reiki acessivel a todos e de ajudar a comunidade.




Começámos com a criação do Projeto Patinhas de Luz, em Março, onde damos reiki a animais, de forma voluntaria, na Clinivet, em Santa Maria da Feira.








Em seguida, iniciamos o  Projeto Reiki para Idosos, em Abril, na Santa Casa da Misericordia, em Santa Maria da Feira, no Lar de S. Nicolau, que se estendeu mais recentemente para a Associação de Apoio Social de Sanfins, com inicio do seu voluntariado em Novembro. Esta experiência tem sido muito gratificante e abençoada.

Grupo de Reiki do Lar de S. Nicolau

Reiki na AASS




Iniciámos um novo projeto, dentro do âmbito do Reiki para animais, mas dedicado aos cavalos, no Centro Hipico da Quinta, em Travanca. Este projeto tem sido muito interessante e cheio de surpresas. É com muito gosto que damos Reiki a cavalos, a aprendizagem tem sido muito grande. O Reiki Equestre tem ganho adesão a nivel nacional.



Realizámos ainda Partilhas Gratuitas de Reiki, em Santa Maria de Lamas, com a colaboração do Espaço Sattva, desde Maio. Estas partilhas apoiam a comunidade, num primeiro contacto com a terapia e ainda oferecemos conversa, chá, bolinhos e boa disposição.



Em Maio participamos no Evento Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo, evento que decorreu em todo o planeta, incluindo Santa Maria da Feira.



Em Outubro, oficializámos a criação do Projeto Reiki na Escola, um projeto, já trabalhado vários meses antes, que visa ajudar as crianças da Escola Básica Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis, em colaboração ainda com o Projeto PES, e com isto avaliar os efeitos do Reiki nos alunos.





Foram também criados outros protocolos com entidades locais, como o IFQP, por exemplo, no sentido de tornar o Reiki mais empenhado e direcionado para uma melhor terapia e formação de qualidade. Pretendemos reforçar a importância de uma formação capaz de preparar o terapeuta de forma mais profissional e correcta.

Criámos protocolo também com a Liga dos Amigos do Hospital de S. Sebastião, a qual temos uma boa ligação e nos ajuda a criar novas metas e apoios no cuidado ao doente.   

Criámos ainda várias Campanhas Solidárias, sendo o nosso lema "Só por hoje, Vamos ser Solidários!"

A Campanha de Verão foi uma campanha de angariação de roupas e outros materiais - ajudou instituições como a Castiis, o Centro Social e Paroquial de Argoncilhe e o Centro Social do Souto, conseguindo apoiar assim 5 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. Esta campanha foi nacional e houve apoio de vários pontos do país. Doámos ainda uma cadeira de rodas, para melhorar a qualidade de vida de um doente da região.

Também realizámos uma Campanha de Natal Solidário, com angariação de alimentos para familias carenciadas que contam com o Centro Social do Souto. A ideia desta campanha foi de darmos Reiki em troca de alimentos e ficámos muito satisfeitos com o resultado.






Realizamos cerca de 7 palestras, eentre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azemeis.

Acolhemos da APR os projetos Nas Asas do Reiki (pedidos de envio de Reiki à distância) e Ser e Viver: Reiki na Oncologia (apoio a doentes oncológicos).

Recebemos uma doação de uma Marquesa da Posturarte, que nos quis ajudar a tornar possivel as Partilhas de Reiki e a qual estamos muito gratos, porque foi mesmo graças a esta doação que podemos estar mais perto da comunidade e ajudar a divulgar o Reiki.

Ainda tivemos muito gosto em comemorar o Dia Internacional do Reiki (em familia, com uma celebração cheia de luz e união) e de participar no 3o Congresso Nacional, da APR.









A par de todo o trabalho de voluntariado e apoio social, também realizámos cursos de reiki (onde no artigo anterior destacamos a experiência em especial com as crianças), cursos de voluntariado e terapias de reiki particulares. 

E 2013 já nos leva para novos desafios e colaborações




Há muito a agradecer, começando pela Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama, que acreditou no nosso sonho e o tornou possivel, estando sempre presente e procurando inspirar-nos com novos desafios.  

Aos nossos colaboradores, que apoiam bastante, criando uma ligação de entreajuda e partilha de ideias e experiências. Não podemos deixar de referir a Vicio das Letras, uma livraria que se tornou a casa do Núcleo e que foi o ponto de partida para novas metas, projetos e concretizações. 

Agradeço aos voluntários, que, incansavelmente e com muito "amor à camisola", estão presentes e ajudam em várias àreas, sejam estes voluntários nos nossos projetos ou voluntários de outros pontos do país, mas presentes na mesma, apoiando de outras formas.



Não posso deixar de referir todas as outras pessoas que, mesmo ajudando de forma anónima, através de várias iniciativas, nos fazem crescer todos os dias, nos fazem mais próximos de quem precisa e nos fazem ter mais garra ainda para crescer.

O trabalho do Voluntariado e Apoio Social do Núcleo, que é o nosso bem mais precioso, cresceu graças às mais variadas mãos, visiveis e invisiveis, cheias de amor e luz, que intervêem, cuidam e apoiam todos os dias.
E por isso tudo sou grata!


(Cátia Duque - Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira - APR)

Sem comentários:

Enviar um comentário