quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Palestra de Reiki no Orfeão da Feira

Realizámos hoje uma Palestra sobre Reiki no Orfeão da Feira. Esta palestra foi realizada para podermos apresentar a terapia e também finalizar a nossa Campanha de Natal Solidário. Seguem algumas fotos do encontro.
















Agradecemos por todas as doações que foram feitas, para ajudar as familias carenciadas que contam com o apoio do Centro Social do Souto. Esta campanha foi muito positiva e abre portas para futuras campanhas alimentares.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Sobre a nossa Partilha de Dezembro

 
No dia 23 de Dezembro realizamos a nossa Partilha de Reiki, uma partilha muito especial, não só por ser em época de Natal, como pela nossa Campanha de Natal Solidário, que tem ajudado familias que contam com o apoio do Centro Social do Souto.
 



Nesta época especial, desejamos a todos Boas Festas!

 
Com esta partilha, angariamos vários alimentos, que já foram entregues ao Centro Social do Souto.
 
 
 
 
Somos gratos pelas doações que têm feito a esta campanha.
Só por hoje, Vamos Ser Solidários!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas!

 
O Núcleo de Santa Maria da Feira - APR deseja Boas Festas a todos, com votos de muita Luz e Amor.





Natal não é um momento, nem uma estação, mas um estado de espírito. Para valorizar a paz e a boa vontade, para ser grande em benignidade, isso é ter o verdadeiro espírito do Natal.
 
 (Calvin Coolidge)






 
 

_/\_
Namasté!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Partilha de Reiki a 23 de Dezembro



No próximo dia 23 de Dezembro, pelas 10 horas, encontramo-nos no Espaço Sattva, em Santa Maria de Lamas, para mais uma Partilha de Reiki. Esta Partilha de Reiki Natalicia conta com a sua presença e ajuda. Saiba como nos pode ajudar, mais em baixo.

Além de podermos falar-lhe sobre o Reiki, ainda poderá experimentar pessoalmente a terapia, pelas mãos dos nossos terapeutas.
Oferecemos ainda chá e boa disposição!


O Espaço Sattva fica no Lugar do Souto, Edifício Santa Maria - Loja 3 (Santa Maria de Lamas).

Indicações para o Espaço Sattva
 
 
 
 
E  pode participar na nossa Campanha de Natal Solidário.

Doe alimentos em troca de Reiki.

Venha a partilha e traga alimentos para apoiar as familias carenciadas do Centro Social do Souto.
Saiba mais aqui

sábado, 8 de dezembro de 2012

Palestra sobre Reiki na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro


A nossa Palestra sobre Reiki, que decorreu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azemeis, foi no passado dia 6 de Dezembro.

Demos as boas-vindas a todos os Oliveirenses que compareceram na palestra e participaram na partilha de Reiki.




                            Isabel Valente

Fomos recebidos por Isabel Valente, da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, que nos acolheu e deu inicio à Palestra.












Partilha de Reiki, onde se demonstrou a terapia ao público






Núcleo de Santa Maria da Feira com Isabel Valente,
da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

Por ordem:
Natália Coelho, Vania Coelho, Cátia Duque, Isabel Valente e Magui Ramalho



Estes foram os alimentos doados na Palestra. Agradecemos à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, por nos ter recebido, e a todos os que poderam contribuir para a Campanha de Natal Solidário.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Certificação Profissional em Reiki


Desde Março de 2012 que existe um protocolo de colaboração entre a Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama, através do Núcleo de Santa Maria da Feira, e o Instituto de Formação e Qualificação Profissional no sentido de criar e desenvolver cursos de formação profissional na terapia de Reiki.



Esta iniciativa promove uma formação de qualidade, dando resposta às novas necessidades educativas e possibilitar essa ferramenta para quem quiser ser terapeuta de Reiki. Certificar os seus conhecimentnum melhor futuro profissional.




O IFQP é uma Entidade de Formação, que certifica a Formação Profissional, por serem uma entidade competente, ligada ao Ministério de Educação. Com este tipo de Formação é possivel obter-se o certificado de Formação Profissional, emitido nos termos da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho. 

Esta certificação estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, que se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma acção de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.


O que se entende por Formação Certificada, no âmbito da Portaria 474/2010, de 8 de Julho?
Entende-se por formação certificada, no âmbito do sistema Nacional de Qualificações, a formação desenvolvida por entidade formadora certificada para o efeito ou por estabelecimento de ensino reconhecido pelos ministérios competentes. É também considerada formação certificada, no âmbito do código do trabalho, a formação desenvolvida por entidade empregadora (empresas que promovam a formação interna dos seus trabalhadores). 


Quando deve ser emitido o Certificado de Formação Profissional?

O certificado de formação profissional deve ser emitido aquando da conclusão com aproveitamento de uma acção de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.


Como deve ser emitido o Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO)?

O certificado de formação profissional é emitido através do SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. Para isso, devem as entidades solicitar as credenciais de acesso ao GEPE através do e-mail sigo@gepe.min-edu.pt.


Quem pode emitir o Certificado de Formação Profissional, através do SIGO?

Quem pode emitir o certificado de formação profissional são as entidades formadoras certificadas.

Consideram-se entidades formadoras certificadas as entidades que integram a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações, nomeadamente:

- Os estabelecimentos de ensino básico e secundário
- Os centros de formação profissional e de reabilitação profissional de gestão directa ou participada, no âmbito dos ministérios responsáveis pelas áreas da formação profissional e da educação
- As entidades formadoras integradas noutros ministérios ou noutras pessoas colectivas de direito público
- Os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com paralelismo pedagógico ou
reconhecimento de interesse público
- As escolas profissionais
- As entidades com estruturas formativas certificadas do sector privado
- As entidades empregadoras que promovam a formação interna dos seus trabalhadores, no âmbito do código do trabalho, poderão igualmente emitir os certificados de formação profissional, através do SIGO.


Para mais informações, siga a fonte aqui


Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Associação Portuguesa de Reiki, através do Núcleo de Santa Maria da Feira.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia Internacional do Voluntariado - 5 de Dezembro



A ONU (Organização das Nações Unidas) fixou o dia 5 de Dezembro como o «Dia Mundial do Voluntariado», considerando que o serviço voluntário está a prestar uma importante contribuição para as actividades socioeconómicas em todas as partes do Mundo.
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) refere ainda:


Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.






A Experiência do Voluntariado
no Núcleo de Santa Maria da Feira - APR



Para saber mais sobre os nossos projetos clique aqui, e para conhecer as nossas atividades, siga este link






Voluntariado no Núcleo de Santa Maria da Feira - Dedicação e Amor


O voluntariado no Núcleo de Santa Maria da Feira tem sido feito com dedicação e amor. É preciso amar o que fazemos e respeitar os seres com quem trabalhamos para criarmos boas condições de voluntariado. Isso nem sempre é fácil, apesar do que possa parecer. Cada experiencia é diferente, cada grupo que recebe reiki de nós também e aprendemos muito com isso.

Fazemos voluntariado em reiki com seniores, com crianças e com animais, além de ações abertas ao público e ações de solidariedade social. Temos tido resultados muito positivos, nos vários projetos. Procuro ter sempre presente que tudo deve ser feito com pés e cabeça, porque não se deve forçar o crescimento de uma árvore. Já podíamos estar a fazer muito mais voluntariado, mas prefiro apostar na qualidade do que na quantidade.
Porque fazer voluntariado é apostar na qualidade do mesmo, na durabilidade e frequência do mesmo, na entrega e na dedicação, não no número final de projetos, isso é ego, não coração.

Acima de tudo, sinto que fazemos parte de um mundo em que é preciso apostar, valorizar quem temos e o que podemos fazer para ajudar o outro. Para mim, fazer voluntariado em reiki é uma dádiva do Universo, porque me coloca ao serviço do mesmo, onde tenho a consciência de ter o coração preenchido com amor.

Crescemos juntos, terapeutas e utentes, construímos algo juntos, rimos, abraçamo-nos e preocupamo-nos com o bem-estar uns dos outros. Ser voluntário é saber amar o próximo como a si mesmo, e eu aprendo essa lição de vida todos os dias. Sou muito grata por isso.

Cátia Duque (Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira – APR e Formadora de Voluntariado em Reiki no Núcleo)



Ser Voluntário é Algo do Coração

Olá, o meu nome é Fernanda Mendes e vou falar um pouquinho da minha experiência como voluntária. Fui convidada pela minha amiga Cátia Duque, coordenadora do Núcleo, para fazer parte do voluntariado num lar de idosos. E é com muito carinho e com muita alegria que o faço. Quando entro no lar e vejo os olhinhos dos meus queridos velhinhos a brilhar, fico tão feliz que não tenho palavras para dizer o que sinto. É muito bom poder fazer alguém feliz!
 Ser voluntário é fazer algo do coração, sem pensar em receber nada em troca, mas também se aprende muito com eles. O carinho e o respeito com que nos tratam preenche-nos o coração.
 Alguns até já cantaram para nós! Aconselho sempre a quem tiver um tempinho livre que faça pelos outros algo, com muito amor, e verão que não se arrependem.

Fernanda Mendes (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Santa Casa da Misericordia de Santa Maria da Feira, no Lar de S. Nicolau)




Voluntariado, uma Participação Ativa

Há já algum tempo que procurava fazer voluntariado na área do Reiki e eis que encontrei o núcleo de Santa Maria da Feira e consegui concretizar o meu desejo. Estava disposta a começar e surgiu a população mais idosa. Quando chegámos pela primeira vez ao centro de dia, impressionou-me os semblantes carregados de alguns utentes, como se a vida não tivesse mais nada para lhes dar. Foi interessante e de certa forma motivador, ver os seus rostos mudarem, e depois da nossa abordagem alterarem por completo as posturas e predisporem-se a experimentar a terapia.
Também participo no voluntariado com Reiki aos alunos da escola, onde sou professora. Sinto-me privilegiada por poder participar nestes projetos e por isso estou muito grata.

Ana Ramalho (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Associação de Apoio Social de Sanfins e no Projeto Reiki na Escola, na Escola Básica Bento Carqueja, em Oliveira de Azemeis)




O Voluntariado é Gratificante

Eu gosto muito de fazer voluntariado com Reiki, para ajudar quem precisa. Já tive várias experiencias em voluntariado, mas esta é a primeira vez com o reiki, e tenho gostado muito. Com os nossos idosos, é gratificante ver aqueles sorrisos, em jeito de agradecimento. Tenho muito carinho pelos séniores e poder dar-lhes reiki é muito bom.
Natália Coelho (Voluntaria no Projeto Reiki para Idosos, do Núcleo de Santa Maria da Feira, na Associação de Apoio Social de Sanfins)




Se quiser fazer parte do nosso Voluntariado em Reiki, contacte-nos através de reiki.em.movimento@gmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os Poemas do Imperador Meiji - Parte 2


11 – Em Geral

Mesmo que tenhas conseguido
uma vida abundante e livre de problemas, nunca te esqueças das obrigações da verdadeira generosidade.





12 – Os Irmãos
Mesmo que os ventos sacudam a casa, 

as dificuldades poderão ser superadas 
se os irmãos estiverem em harmonia.




13 – O Coração (Espirito)
Não importa aquilo que acontece
na minha vida, 
gostaria de que o meu coração
e a minha alma
continuassem abertos e livres.




14 – Medicamentos
Em vez de tomares muitos medicamentos
para curar os teus males, cuida melhor
e com constância do teu corpo e de ti mesmo.


15 – Pensamento Ocasional
Quando ouço o crescente zumbido dos
mosquitos, sinto profundamente pelos
meus soldados. Como dormem eles
a noite no campo de batalha?




16 – A Educação
Jovem japonês:
escolhe pessoas de mérito
para teres como exemplo
e aprende com elas as lições de vida.





17 – As Flores sobre a Àgua

O maravilhoso das flores que crescem junto ao lago é queo quando caem, nadam sobre a agua e podemos admirar a sua beleza.

18 – A Lua e o Pirilampo
A lua brilha tão esplendorosamente sobre o lago que um humilde pirilampo compromete a sua existência voando em direção a imagem refletida nos arbustos de junco.

19 – A Joia
Uma bela joia, sem um único arranhão, pode perder o seu brilho por causa da poeira. O coração e a alma humana também precisam de ser constantemente polidos para se manterem limpos.


20 – Em Geral
Jovem estudante: não te apresses para chegar primeiro. Não negligencies os teus deveres. A verdadeira aprendizagem requer um estudo longo e constante.




fonte: Reiki como Filosofia de Vida, de Johny De' Carli

Para conhecer os primeiros 10 poemas siga o link